sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O Mistério do Samba


O Mistério do Samba é daqueles documentários que você assiste e começa a refletir sobre uma porção de coisas simples que a vida proporciona e que com a correria do dia-a-dia passam cada vez mais desapercebidas. Exemplo de forma de criação artística, exemplos de vida dentro do cotidiano simples e extremamente rico.

Acho que vale a pena.

Sinopse: O Mistério do Samba, longa-metragem com direção de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, retrata o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela – grupo de veteranos sambistas de uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro – e a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou recuperando composições dos anos 40 e 50 ainda não gravadas. A poesia, a musicalidade e a intimidade desses senhores e senhoras são desvendadas por meio do cotidiano simples de um pequeno bairro da Zona Norte do Rio, Oswaldo Cruz.
O que leva um recanto do subúrbio carioca a ser uma das maiores referências do samba em todos os tempos? O que faz desta pacata área residencial, com pouco mais de 40 mil habitantes, o berço de poetas e cantores que seguem inspirando gerações e mais gerações da MPB?
A câmera leva o público a percorrer as ruas, freqüentar as casas, as festas populares e as cantorias de Oswaldo Cruz. E ainda acompanha a Velha Guarda em rodas de samba. Imagens históricas revelam preciosidades até então desconhecidas, como entrevistas inéditas de sambistas que faleceram durante as filmagens e canções que só existiam na memória das pessoas. Parte das entrevistas é conduzida pela cantora Marisa Monte, que esteve em rodas de samba e em visita das equipes de filmagem a residências dos sambistas. O filme conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho, admiradores e discípulos dos mestres da Velha Guarda. O Mistério do Samba aposta na poesia para contar uma das mais ricas histórias do samba – o mais brasileiro dos ritmos musicais.

Nenhum comentário: